Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Revisitando aproximações entre o dom e a prece em Mauss a partir de referenciais cariocas

Resumo

Este artigo procura refletir sobre as interfaces entre a Teoria da Dádiva e o texto sobre a Prece de Marcel Mauss, baseado na análise de dois fenômenos relacionados com o culto às almas e a festas religiosas católicas na cidade do Rio de Janeiro. O primeiro fenômeno analisado é a celebração da Festa da Glória do Outeiro. O segundo refere-se às preces no túmulo de Odetinha e o último às orações no Cruzeiro “alternativo” do Cemitério São João Batista. Apesar de suas particularidades, tais fenômenos apresentam dinâmicas que remetem a diálogos entre vertentes oficiais, populares e não oficializadas do catolicismo, participação de adeptos de religiões de matriz africana e, principalmente, o reconhecimento de que o culto às almas se constitui em diversas modalidades de prece, baseadas na crença e presentes no catolicismo vivido no cotidiano do povo, no caso, do Rio de Janeiro. Enfim, práticas que se acredita possuírem um grande poder de intercessão dessas entidades junto a Deus e de mediação entre o mundo celestial e o terreno.

Palavras-chave

preces, catolicismo brasileiro no Rio de Janeiro, diálogos religiosos interculturais, dádiva em Marcel Mauss

PDF

Biografia do Autor

Bartolomeu Tito Figueirôa de Medeiros

Doutor em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Professor adjunto da UFPE e professor associado da Universidade Urbaniana de Roma.

Marcos de Araújo Silva

Mestre e doutorando em Antropologia pela UFPE. Pesquisador Associado da Universitat Rovira i Virgili (Espanha) e sócio-estudante da Associação Brasileira de Antropologia.


Referências

  1. ANTONIAZZI, Alberto. As religiões no Brasil segundo o Censo de 2000. REVER, v. 1, n. 2, p. 75-80.
  2. DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
  3. ______. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
  4. BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. v. 2. São Paulo: Pioneira, 1971.
  5. FRADE, Maria de Cáscia Nascimento. Santa de casa: a devoção a Odetinha no Cemitério São João Batista. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, 1987. (mímeo).
  6. FRY, Peter. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
  7. LÉVI-STRAUSS, Claude. Introdução à obra de Marcel Mauss. In: Sociologia e antropologia. v. 1. São Paulo: EPU, 1974.
  8. MARTINS, Paulo Henrique. A sociologia de Marcel Mauss: dádiva, simbolismo e associação. 2007. Disponível em: [http://www.nucleodecidadania.org/nucleo/extra/2007_06_18_11_22_22.pdf](http://www.nucleodecidadania.org/nucleo/extra/2007_06_18_11_22_22.pdf). Acesso em: 9 set. 2008.
  9. MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e antropologia. v. 2. São Paulo: EPU, 1974.
  10. ______. A prece. In: OLIVEIRA, Roberto Cardoso (org.). Mauss. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1979.
  11. MEDEIROS, Bartolomeu F. de. Entre almas, santos e entidades outras no Rio de Janeiro: os mediadores. Tese (Doutorado em Antropologia) – Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, 1995. (mímeo).
  12. POULAT, Emile. Modernistica: horizons, physionomies, débats. Paris: N.E.L., 1982.
  13. SAHLINS, Marshall. The spirit of the gift: on the sociology of primitive exchange. In: Stone age economics. Chicago: Aldine, 1972.
  14. TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis, RJ: Vozes, 1974.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.