Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A Light e os transportes coletivos no Rio de Janeiro: roteiro de questões

Resumo

A Rio-Light, principal concessionária dos serviços urbanos na cidade do Rio de Janeiro durante grande parte da primeira metade do século XX, levou adiante, por duas décadas, um projeto de caráter monopolista em torno da unificação dos transportes coletivos na então Capital Federal brasileira sob sua administração. O tema será examinado por meio do estudo de três questões correlatas: o papel dos transportes coletivos no âmbito da empresa; as estratégias da Rio-Light para viabilizar o projeto em tela; as razões que teriam levado a empresa a abandonar suas proposições de cunho monopolista.

Palavras-chave

Rio-Light, transportes coletivos, projeto monopolista, história urbana do Rio de Janeiro

PDF

Biografia do Autor

Américo Freire

Historiador e Professor Associado do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas (FGV).


Referências

  1. DUNLOP, C. (1953). Apontamentos para a história dos bondes no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ed. Gráfica Laemmert, v. II.
  2. DUNLOP, C. (1973). Os meios de transporte no Rio Antigo. Rio de Janeiro: Grupo de Planejamento Gráfico.
  3. FREIRE, Américo. (2001). Guerra de posições na metrópole. A Prefeitura e as empresas de ônibus no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora da FGV.
  4. LAMARÃO, Sergio Tadeu de Niemeyer. (1997). A energia elétrica e o parque industrial carioca. ICHF, UFF (Tese de Doutorado).
  5. MC DOWALL, Duncan. (2008). Light: a história da empresa que modernizou o Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro.
  6. NORONHA SANTOS, F. A. (1934). Meios de transporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typographia do Jornal do Commércio.
  7. PACHECO, Regina & IBARRA, V. (1990). Analisis Histórico de los Transvías en América Latina. In: Revista dos Transportes Públicos, 13 (50):107, dez.
  8. PEREIRA, Vicente Paulo Brito. (1987). Avaliação da Política de Transportes Públicos no Rio de Janeiro: causas e consequências do Modelo Privado no Transporte por Ônibus. Brasília: EBTU.
  9. SAES, Alexandre M. (2008). Light versus CBEE na formação do capitalismo brasileiro (1898-1927). Unicamp (Tese de Doutorado).
  10. SILVA, Maria Laís Pereira da. (1979). O Estado e o capital privado na disputa pelo controle e administração dos transportes coletivos. A resposta dos usuários e a face da cidade. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ (Dissertação de Mestrado).
  11. WEID, Elisabeth von der. (2008). “O advento da Companhia (1904-1912)”. In: LEVY, Maria B. & LOBO, Eulália Maria L. (coord.). Estudos sobre a Rio-Light. Rio de Janeiro: Inst. Light/CME.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.