Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A Fazenda de Santa Cruz: sua importância para o comércio de abastecimento da cidade do Rio de Janeiro no período joanino (1808 – 1821)

Resumo

Durante o período em que esteve nas mãos dos jesuítas, a fazenda de Santa Cruz foi uma das mais importantes no comércio de abastecimento do Rio de Janeiro, principalmente no que diz respeito ao gado e à agricultura, cana, arroz, café e mandioca, por exemplo. A fazenda possuía um total de 10 léguas (seis de comprimento e quatro de largura). Grande parte das terras era utilizada para a criação de gado vacum, uma de suas principais funções. Tanto no tempo dos jesuítas, quanto no vice-reinado e no período joanino, a criação destinava-se ao abastecimento da cidade do Rio de Janeiro de carne verde. Em razão de sua extensão e da quantidade de currais, era aproveitada também para abrigar o gado vindo de outras capitanias para ser abatido ou leiloado. Com a expulsão dos jesuítas no reinado de D. José I, sob a administração do secretário Sebastião José de Carvalho e Melo, depois conde de Oeiras e marquês de Pombal, em 1759 esta próspera fazenda passou à administração do governo português. Percebe-se, a partir de então, um nítido declínio de suas funções. Várias são as administrações, nenhuma entretanto que conseguisse alcançar a prosperidade que lhe fora peculiar durante a fase dos jesuítas. Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, a sede da fazenda passa a ter a designação de palácio e torna-se um dos locais prediletos de D. João VI, mas, ainda assim, continua sua caminhada rumo

Palavras-chave

abastecimento, Rio de Janeiro, período joanino

PDF

Biografia do Autor

Georgia da Costa Tavares

Mestre em História Social, subgerente da Documentação Escrita do Arquivo da Cidade.


Referências

  1. ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil: por suas drogas e minas. São Paulo: Edusp, 1982.
  2. BOXER, Charles R. A idade de ouro do Brasil: dores de crescimento de uma sociedade colonial. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
  3. COARACY, Vivaldo. Memórias da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: José Olympio, 1955.
  4. FALCON, Francisco José Calazans. A época pombalina. São Paulo: Ática, 1982.
  5. FRAGOSO, João; FLORENTINO, Manolo. O arcaísmo como projeto: mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil no Rio de Janeiro, c.1790–c.1840. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
  6. FREITAS, Benedicto. Santa Cruz: fazenda jesuítica, real e imperial. 3 v. Rio de Janeiro: Asa Artes Gráficas, 1985.
  7. FURTADO, Júnia Ferreira. Homens de negócio: a interiorização da metrópole e do comércio nas minas setecentistas. São Paulo: Hucitec, 1999.
  8. GERSON, Brasil. História das ruas do Rio. 5. ed. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2000.
  9. LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Acervo da Biblioteca Nacional, Seção de Obras Raras.
  10. ______. História da Companhia de Jesus no Brasil. 6 t. caps. I, II, III, IV. Rio de Janeiro: Acervo da Biblioteca Nacional, Seção de Obras Raras.
  11. LENHARO, Alcir. As tropas da moderação. 2. ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Carioca, 1992.
  12. PEIXOTO, Léa Quintiere Cortines. Principais antigos caminhos fluminenses para as Minas Gerais. Rio de Janeiro: Imprensa Estadual, 1951.
  13. SANTOS, Francisco de Agenor Noronha. As freguesias do Rio antigo (1875–1954). Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1965.
  14. FAZENDA NACIONAL DE SANTA CRUZ. Ministério do Império – Casa Imperial – Fazenda de Santa Cruz. Caixa 507, Pc. 02 (1801–1817) e Pc. 03 (1816–1848).
  15. JUNTA DO COMÉRCIO, AGRICULTURA, FÁBRICAS E NAVEGAÇÃO. Contadoria da Junta do Comércio. Códice 173, vol. 1 (1810–1827).
  16. JUNTA DO COMÉRCIO, AGRICULTURA, FÁBRICAS E NAVEGAÇÃO. Junta do Comércio, Estradas, Pontes e Canais, Despesas e Relatórios sobre obras. Caixa 443, Pc. 01.
  17. MINISTÉRIO DA FAZENDA. Registro de avisos e portarias da Junta da Fazenda Real – Real Erário – Tesouro Público. Códice 142, vol. 1.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.