O bota-abaixo de Pereira Passos: a tentativa de promover uma nova ética urbana no Rio de Janeiro
Resumo
O período de 1903-1906 não foi marcado apenas por uma série de obras que redefiniram a estrutura urbana da cidade do Rio de Janeiro. A reforma Pereira Passos foi muito além e buscou introduzir novos hábitos e costumes. Era uma nova ética urbana sendo imposta, por meio de leis e decretos. Este artigo tem como objetivo mostrar de que modo essas medidas influenciaram a vida dos habitantes, pois alteraram práticas econômicas, formas de lazer e costumes tradicionais, profundamente enraizados na cultura carioca. E, a partir das crônicas de João do Rio, é apresentada a realidade heterogênea da população, atingida diretamente pela nova condição de sua cidade – ser a capital da República.
Palavras-chave
reforma urbana, Pereira Passos, João do Rio
Biografia do Autor
Vanessa Maria Barbosa
Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e relações públicas pela Facha. Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).
Referências
- AZEVEDO, André Nunes de. A reforma Pereira Passos: uma tentativa de integração urbana. Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, nº 10, maio-agosto, 2003.
- BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussmann tropical. A renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, 1992.
- BRENNA, Giovana Rosso del (org.). O Rio de Janeiro de Pereira Passos: uma cidade em questão II. Rio de Janeiro: Index, 1985.
- DAMAZIO, Sylvia F. Retrato social do Rio de Janeiro na virada do século. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
- HOLLANDA, Ricardo de. Augusto Malta, a versão mecânica do flâneur. Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, nº 10, maio-agosto, 2003.
- MATTA, Carmen da. Rio de Janeiro, solo configurador da literatura nacional. Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, nº 10, maio-agosto, 2003.
- RIO, João do. A alma encantadora das ruas. 2. ed. Série Biblioteca Carioca. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, 1991. Fonte digital: Fundação Biblioteca Nacional. Versão para eBook. Disponível em [http://www.ebookcult.com.br](http://www.ebookcult.com.br). Acesso em 24/4/2004.