Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Augusto Malta: o fotógrafo-de-Pereira-Passos?

Resumo

Augusto Malta (1864-1957), embora tenha ocupado o cargo de fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro por três décadas, entre 1903 e 1936, e de ter produzido numerosas imagens de caráter particular, acabou tendo seu nome estreitamente vinculado ao do ex-prefeito Francisco Pereira Passos, o que lhe rendeu o epíteto de fotógrafo-de-Pereira-Passos. No presente artigo, busco refazer o caminho da construção histórica de tal alcunha, observando fontes diversas, tais como fotografias, legendas, cartas e depoimentos prestados pelo próprio Malta, além dos relatos e aproximações realizados pela sua família, pela imprensa e pela historiografia. Procuro destacar a importância do momento em que Malta se tornou fotógrafo oficial para a construção da memória individual e autoral do fotógrafo, bem como para a memória produzida historicamente sobre ele. Observando, contudo, que o olhar do fotógrafo sobre o Rio de Janeiro não pode ser visto como subordinado aos interesses da figura ou da gestão de Pereira Passos.

Palavras-chave

Augusto Malta, memória, autoria

PDF

Biografia do Autor

Viviane da Silva Araujo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio.


Referências

  1. AZEVEDO, André Nunes de. Da Monarquia à República: um estudo dos conceitos de civilização e progresso na cidade do Rio de Janeiro entre 1868 e 1906. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) – PUC-Rio, 2003.
  2. BELLAVANCE, Guy. Mentalidade urbana, mentalidade fotográfica. In: PEIXOTO, Clarice E.; MONTE-MÓR, Patrícia (eds.). Cadernos de Antropologia e Imagem: a cidade em imagens. Rio de Janeiro: UERJ/Núcleo de Antropologia e Imagem, n. 4, 1997.
  3. BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussmann tropical. A renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Biblioteca Carioca, 1992.
  4. BERGER, Paulo. Introdução. In: Fotografias do Rio de ontem – A. Malta. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, s.d.
  5. BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996.
  6. CARLINI, Amaltéa Malta. Entrevista concedida ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, 1980.
  7. COSTA LIMA, Luiz. Persona e sujeito ficcional. In: Pensando nos trópicos (Dispersa demanda II). Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
  8. EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.
  9. FLERK, Mário. Bota-abaixo e refaz melhor. Texto de abertura de O Rio de Janeiro do bota-abaixo. Rio de Janeiro: Andersen Consulting, 1997.
  10. FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagem, 1992.
  11. GODOY, Arnaldo de. Texto pronunciado pelo engenheiro ao se inaugurar o busto de Pereira Passos na sala do Conselho do Montepio Municipal. Rio de Janeiro: Museu da República, Arquivo Pereira Passos, 1936.
  12. LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. In: Projeto História, n. 17. São Paulo: PUC-SP, 1998.
  13. MOREIRA, Regina da Luz. Os cariocas estão mudando de cidade sem mudar de território: Augusto Malta e a construção da memória do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em História Social) – UFRJ, 1996.
  14. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
  15. O RIO DE JANEIRO do bota-abaixo. Textos de Marques Rebelo e Antonio Bulhões. Rio de Janeiro: Salamandra, 1997.
  16. RENOV, Michael. Investigando o sujeito: uma introdução. In: MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
  17. RODRIGUES, Antônio Edmilson Martins; AZEVEDO, André Nunes de. Pereira Passos por ele mesmo. In: Revista Rio de Janeiro, n. 10. Rio de Janeiro: UERJ, 2003.
  18. VALIOSA contribuição para o centenário de Pereira Passos: a obra do embellezador da cidade, documentada e contrastada pela photographia. O Globo, Rio de Janeiro, 1 ago. 1936.
  19. VELHO, Gilberto. Projeto, emoção e orientação em sociedades complexas. In: Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
  20. VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto. In: Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.