Estratégias de distinção política e cultural na imprensa homossexual ou a visão do jornal Lampião da Esquina sobre si mesmo
Resumo
Este artigo representa a sistematização provisória de uma pesquisa em andamento sobre o debate a respeito da mídia presente no jornal Lampião da Esquina. Este foi o primeiro periódico voltado para a população homossexual, produzido profissionalmente, no Brasil, no contexto da chamada imprensa alternativa. Neste artigo, exploramos e analisamos os textos, presentes nas edições de número zero e trinta e sete, em que o jornal reflete sobre si mesmo. E argumentamos que estes textos expressam o interesse do Lampião em demarcar as diferenças políticas e culturais vistas entre a mídia e, inclusive a imprensa alternativa, e o próprio jornal.
Palavras-chave
imprensa, homossexualidade, poder
Biografia do Autor
Fernando Luiz Alves Barroso
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), professor do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe.
Victor Hugo de Souza Oliveira
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe.
Diógenes de Souza Santos
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe.
Referências
- FACCHINI, Regina. Sopa de letrinhas? Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
- GREEN, James N. Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: UNESP, 2000, p. 391-449.
- KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais, identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru (SP): EDUSC, 2001.
- LAMPIÃO DA ESQUINA. Rio de Janeiro: Esquina Editora, n. 0-37, mensal, 1978–1981.
- MACRAE, Edward. A construção da igualdade: identidade sexual e política no Brasil da abertura. Campinas (SP): UNICAMP, 1990.
- SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001.
- TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da Colônia à atualidade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.