Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nas primeiras décadas do Rio moderno
Resumo
Configurada à luz das novas concepções de civilidade e progresso, a cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos modelados sob a regência do urbano. Sem negarem tal transformação, as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas em que a linguagem da publicidade surge com desenvoltura e faz uso das características desse novo ambiente para desenvolver uma linguagem dinâmica e inovadora.
Palavras-chave
cidade moderna, Rio de Janeiro, publicidade
Biografia do Autor
Laura Martini Bedran
Doutora em Comunicação, programadora visual, profa. adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense.
Referências
- ALMEIDA, Paulo Mendes de. Cartazes. São Paulo: Livraria Liberdade, 1928.
- ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. A vocação do prazer: a cidade e a família no Rio de Janeiro republicano. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
- CAMARGO, Mário de. Gráfica: arte e indústria no Brasil, 180 anos de história. São Paulo: Edusc; Bandeirantes, 2003.
- CENTRO DE MEMÓRIA DA ELETRICIDADE NO BRASIL. A vida cotidiana no Brasil moderno: a energia elétrica e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro, 2001.
- CRARY, Jonathan. A visão que se desprende: Manet e o observador atento no fim do século XIX. In: CHARNEY, L.; SCWARTZ, V. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004. cap. 2, p. 67-94.
- MIRANDA, Orlando P. A era dos bacharéis. 1ª parte. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
- PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac, 2003.
- RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação: pequena história da propaganda no Brasil. São Paulo: Atual, 1987.
- RIO, João do. O reclamo moderno. In: GOMES, Renato Cordeiro. João do Rio por Renato Cordeiro Gomes. Rio de Janeiro: Agir, 2005. (Coleção Nossos Clássicos).
- SCHAPOCHNIK, Nelson. Cartões postais, álbuns de família e ícones da intimidade. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. v. 3. cap. 6, p. 423-512.
- SEVCENKO, Nicolau. A capital irradiante: técnica, ritmos e ritos do Rio. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. v. 3. cap. 7, p. 513-620.
- SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
- SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.