Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nas primeiras décadas do Rio moderno

Resumo

Configurada à luz das novas concepções de civilidade e progresso, a cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos modelados sob a regência do urbano. Sem negarem tal transformação, as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas em que a linguagem da publicidade surge com desenvoltura e faz uso das características desse novo ambiente para desenvolver uma linguagem dinâmica e inovadora.

Palavras-chave

cidade moderna, Rio de Janeiro, publicidade

PDF

Biografia do Autor

Laura Martini Bedran

Doutora em Comunicação, programadora visual, profa. adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense.


Referências

  1. ALMEIDA, Paulo Mendes de. Cartazes. São Paulo: Livraria Liberdade, 1928.
  2. ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. A vocação do prazer: a cidade e a família no Rio de Janeiro republicano. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
  3. CAMARGO, Mário de. Gráfica: arte e indústria no Brasil, 180 anos de história. São Paulo: Edusc; Bandeirantes, 2003.
  4. CENTRO DE MEMÓRIA DA ELETRICIDADE NO BRASIL. A vida cotidiana no Brasil moderno: a energia elétrica e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro, 2001.
  5. CRARY, Jonathan. A visão que se desprende: Manet e o observador atento no fim do século XIX. In: CHARNEY, L.; SCWARTZ, V. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004. cap. 2, p. 67-94.
  6. MIRANDA, Orlando P. A era dos bacharéis. 1ª parte. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
  7. PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac, 2003.
  8. RAMOS, Ricardo. Do reclame à comunicação: pequena história da propaganda no Brasil. São Paulo: Atual, 1987.
  9. RIO, João do. O reclamo moderno. In: GOMES, Renato Cordeiro. João do Rio por Renato Cordeiro Gomes. Rio de Janeiro: Agir, 2005. (Coleção Nossos Clássicos).
  10. SCHAPOCHNIK, Nelson. Cartões postais, álbuns de família e ícones da intimidade. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. v. 3. cap. 6, p. 423-512.
  11. SEVCENKO, Nicolau. A capital irradiante: técnica, ritmos e ritos do Rio. In: SEVCENKO, Nicolau (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. v. 3. cap. 7, p. 513-620.
  12. SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
  13. SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.