Águia Centenária ou Tradição Inventada?: apontamentos sobre Hibridismo e Circularidade Culturais Sambísticos num subúrbio dos anos 1920
Resumo
Este trabalho tem como mote o estudo comparativo das narrativas acerca da fundação da escola de samba Portela, abordando os processos de hibridismo cultural e, posteriormente, de circularidade cultural como elementos centrais nessa análise. O objetivo principal do presente estudo é o de identificar dados que permitam avaliar a plausibilidade e as inconsistências nas diferentes narrativas sobre esse processo. Os objetivos a serem alcançados neste trabalho são: reconhecer as origens do samba urbano carioca, alicerce cultural das escolas de samba; identificar os processos de construção de narrativa que deram sentido à tradição inventada que estabeleceu o ano de 1923 como sendo o de fundação da Portela; demonstrar, em alternativa, qual seria a data plausível para a fundação dessa instituição.
Palavras-chave
Portela, Samba, Tradição Inventada, Hibridismo Cultural, Circularidade Cultural
Biografia do Autor
Luiz Claudio Espírito Santo de Oliveira
Mestre em Estado, Gobierno y Politicas Publicas (FLACSO) e Especialista em Política e Sociedade do Rio de Janeiro (IESP – UERJ).
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