Dos bailes de máscaras às escolas de samba, as caricaturas de carnaval: representações carnavalescas na sátira ilustrada (1904-1938)
Resumo
Os desenhos de humor sobre o carnaval, que constituem o foco deste artigo, são representações culturais situadas na interseção entre dois eixos temáticos que vêm se consolidando como campos de estudos acadêmicos multidisciplinares de grande relevância para as artes e as ciências humanas, oferecendo múltiplas possibilidades de diálogo e reflexão. É principalmente através do riso que as representações carnavalescas e a arte gráfica caricatural mais se aproximam. Reunimos aqui uma seleção de desenhos de humor publicados em duas das revistas satíricas concorrentes de maior popularidade na primeira metade do século XX: Careta e O Malho. Por meio dessas publicações, é possível perceber as transformações sociais, culturais e políticas do país. Do erotismo elitista dos bailes de máscaras, inspirados no carnaval de Nice e Veneza, aos desfiles das escolas de samba, observa-se a consagração da expressão popular como símbolo inequívoco da identidade nacional na era Vargas, sob o impacto das ideias de Gilberto Freyre. Respaldados por estudos referenciais sobre o humor e o carnaval, como os de Rachel Soihet, Maria Clementina Pereira Cunha e Mônica Velloso, procuramos oferecer esta breve contribuição aos estudos sobre a caricatura e o carnaval.
Palavras-chave
Caricaturas, Carnaval, Samba, Imprensa, Revistas Ilustradas
Biografia do Autor
Flavio Mota de Lacerda Pessoa
Doutor e Pós-doutorando em Artes Visuais PPGAV/UFRJ.
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