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Paisagens do Rio de Janeiro do século XIX pelo olhar de Abigail de Andrade

Resumo

Abigail de Andrade foi uma importante artista no Brasil do século XIX, que da mesma forma que outros artistas, escritores, fotógrafos e compositores viveu no Rio de Janeiro e teve sua arte marcada pelas paisagens e pelo ambiente cultural dessa cidade. As paisagens do Rio de Janeiro de então eram consideradas umas das mais belas do mundo pelos europeus que visitavam o país, seja pelo seu relevo, pelo desenho do Pão de Açúcar, pelo recorte de suas baías que abraçavam o mar, pela vegetação de florestas como a da Tijuca ou pela conjunção de todos esses elementos, em meio aos quais estavam dispostas as habitações, as igrejas, as construções mais importantes e espaços livres como o Passeio Público. As imagens desses lugares ficaram registradas nos relatos de viagem, na pintura dos viajantes, nos romances, nas fotografias, nas crônicas do período, e até mesmo em composições musicais. Na pintura brasileira, demoraram um pouco mais para se tornar tema principal ou pano de fundo, mas nas últimas décadas do Oitocentos apareceram em diversos quadros de artistas relevantes para a História da Arte Brasileira, como foi o caso de Abigail de Andrade, cujas obras, particularmente aquelas que trazem representações das paisagens do Rio de Janeiro como pano de fundo para as cenas do cotidiano, pretendese analisar neste artigo.

Palavras-chave

Abigail de Andrade, Pintura de Paisagens, Rio de Janeiro do século XIX

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Biografia do Autor

Solange de Aragão

Arquiteta, Urbanista, Mestre e Doutora pela FAUUSP, com pós-doutorado em História pela FFLCH-USP e pela FAUUSP. Professora Assistente Doutora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCTUNESP). Professora Colaboradora da Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UNESP.


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