Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Imagens secretas: fotografias da Polícia Política no acervo do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Em seu leque de representações, a cidade do Rio de Janeiro guarda em seus arquivos, além de belas vistas que lhe conferem o título de Cidade Maravilhosa, imagens desconhecidas e secretas que documentam um período histórico vivido com muita luta, sonho e repressão política. Integrantes do acervo fotográfico da Polícia Política Brasileira, atuante de 1930 a 1983, essas imagens, sob custódia do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, desde 1992, estão disponíveis para pesquisa e comprovação de documentos. Torna-se importante ressaltar a característica híbrida do acervo. São encontradas, lado a lado, imagens produzidas com o intuito de reconstituição policial ou espionagem e material apreendido em batidas policiais. No caso das apreensões, as muitas investidas na sede do Partido Comunista Brasileiro permitiram à Polícia constituir um acervo razoável da trajetória do PCB e, ironicamente, tornou-se sua maior guardiã. Mergulhar nesse acervo é extrair a visão da Polícia do que representava para ela seu maior fantasma: “o perigo vermelho”. Destaca-se no acervo, o trabalho do fotógrafo e cineasta Ruy Santos (1916-1989) que registrou em película muitas personalidades do PCB, entre elas, Jorge Amado, Luiz Carlos Prestes, Graciliano Ramos, além de momentos importantes da história do comunismo no Brasil.

Palavras-chave

fotografia, política, comunismo

PDF

Biografia do Autor

Maria Teresa Ferreira Bastos

Doutora em Letras/Estudos de Literatura pela PUC-Rio. Bolsista de Pós-doutorado da FAPERJ na Escola de Comunicação Social da UFRJ


Referências

  1. ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. DOPS: a lógica da desconfiança. Rio de Janeiro, 1993.
  2. ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Os arquivos das polícias políticas: reflexos de nossa história contemporânea. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1994.
  3. A CONTRADITA: polícia política e comunismo no Brasil (1945-1964): entrevistas com Cecil Borer, Hércules Corrêa dos Reis, José de Moraes e Nilson Venâncio. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 2000.
  4. BASTOS, Maria Teresa F. Uma investigação na intimidade do portrait fotográfico. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007.
  5. INVENTÁRIO do Fundo Delegacia Especial de Segurança Política e Social (DESPS). 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 2002.
  6. INVENTÁRIO preliminar: Fundo Divisão de Polícia Política e Social (DPS), 1944-1962. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Coordenadoria de Documentação Permanente, 2003.
  7. MACHADO, Hilda. Algumas perguntas a fotogramas de Ruy Santos. Cinemais: Revista de Cinema e Outras Questões Audiovisuais, Rio de Janeiro, v. 35, p. 196-207, 2003.
  8. MENDONÇA, Eliane Rezende Furtado de. Documentação da Polícia Política do Rio de Janeiro. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 22, 1998.
  9. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o “perigo vermelho”: o anticomunismo no Brasil (1917-1964). São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2002.
  10. PANDOLFI, Dulce. Camaradas e companheiros: memória e história do PCB. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
  11. PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción. Buenos Aires: Grupo Planeta, 2000.
  12. POMAR, Pedro Estebam da Rocha. A democracia intolerante: Dutra, Adhemar e a repressão ao Partido Comunista (1946-1950). São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo: Imprensa Oficial, 2002.
  13. PRESTES, Luiz Carlos. Carta aos comunistas. Rio de Janeiro: Editora Alfa-Ômega, 1984.
  14. RODCHENKO, Alexander. Against the synthetic portrait, for the snapshot. In: Photography in the Modern Era: European Documents and Critical Writings, 1913-1940. New York: MOMA, 1989.
  15. SANTOS, Ruy. Comício: São Paulo a Luís Carlos Prestes. Filme. Rio de Janeiro: Estúdio Cinédia, 1945.
  16. SOUSA, Antônio Cícero Cassiano. Comício: São Paulo a Luís Carlos Prestes – o Partido Comunista e o cinema. Disponível em: [www.historia.uff.br/nec/textos/](http://www.historia.uff.br/nec/textos/)
  17. VIANY, Alex. Ruy Santos: entrevista. Rio de Janeiro, 30 set. 1980. Transcrição. Disponível em: [www.alexviany.com.br](http://www.alexviany.com.br)

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.