Entre Cultura e Educação: a presença francesa na Corte do Segundo Reinado
Resumo
Ao longo do oitocentos a França exerceu influência sobre o Brasil, servindo de modelo de civilização e refinamento cultural. A presença de franceses no país, em especial, na capital do Império, contribuiu para a criação de escolas, que adotavam métodos educacionais europeus, e demais espaços de aprendizagem da língua e dos costumes franceses. Por meio das fontes consultadas para esta pesquisa, com destaque para os almanaques de 1850 e 1870, os jornais e os registros da Série Instrução Pública do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, foi possível observar a representatividade desses profissionais em áreas como a música, as línguas, o desenho e a dança, em um contexto de crescente interesse das elites da Corte pela formação francófila. Evidenciou-se, contudo, que o ofício exercido pelos professores franceses não se limitou à influência cultural, mas se concretizou em práticas pedagógicas, institucionais e curriculares que favoreceram o desenvolvimento dos meios educacionais na cidade.
Palavras-chave
Professores franceses, Século XIX, Rio de Janeiro
Biografia do Autor
Giselle Pereira Nicolau
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira.
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