Teatro João Caetano conta sua história
Resumo
Em 1808, com a chegada da Família Real, o Rio de Janeiro sofreu inúmeras mudanças, e é dentro deste contexto de mudanças que o Real Theatro de São João irá ganhar força sendo frequentado pela Corte. Os acontecimentos no teatro mostram as características do sistema social e cultural carioca. São manifestações de sociabilidade e cultura do Rio de Janeiro, o primeiro caso podendo ser explicado no momento em que milhares de pessoas se reúnem em um espaço, abrindo margem para discussões públicas; enquanto no segundo temos a presença da cultura europeia para pessoas que até então não tinham conhecimento do que acontecia em outro lugar.
Palavras-chave
Cultura, Teatro, D. João VI
Biografia do Autor
Arini Fernandes de Souza
Graduada em História pela Universidade Gama Filho.
Referências
- AUGUSTO, Maurício. Meu velho Rio. Rio de Janeiro: Prefeitura do Distrito Federal, Secretaria Geral de Educação e Cultura.
- BARROS, Orlando de. A cultura no Brasil imperial: panorama e interpretação. In: Cadernos do Departamento de História, n.1. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1997.
- BITTENCOURT, José Neves. Iluminando a colônia para a corte. In: Anais do Seminário Internacional D. João VI: um rei aclamado na América. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2000.
- CAVALCANTI, Nireu. O Rio de Janeiro setecentista: a vida e a construção da cidade – da invasão francesa até a chegada da corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
- CARVALHO, Gabriela; LACOMBE, Cláudia. A aventura do concreto no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SNIC, 2003.
- EDMUNDO, Luís. O Rio de Janeiro no tempo dos vice-reis. Brasília: Senado Federal, 2000.
- FAZENDA, José Vieira. Antiqualhas e memórias do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1921.
- FREIRE, Vanda Lima Bellard. A música no tempo de D. João VI. In: Anais do Seminário Internacional D. João VI: um rei aclamado na América. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2000.
- GARCIA, Silvania. Odisseia do teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Senac, 2002.
- HESSEL, Lothar; RAEDERS, Georges. O teatro no Brasil da colônia à regência. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1974.
- LIMA, Evelyn F. W. Arquitetura do espetáculo. Rio de Janeiro: Editora Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.
- MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1996.
- MARINHO, Henrique. O teatro brasileiro: alguns apontamentos para a sua história. Paris/Rio de Janeiro: H. Garnier, 1904.
- OLIVEIRA, Roberta. Praça Tiradentes: “não te esqueças de mim”. Rio de Janeiro: Relume, 2000.
- PEREIRA, Sonia Gomes. A arquitetura na cidade do Rio de Janeiro no tempo de D. João VI. In: Anais do Seminário Internacional D. João VI: um rei aclamado na América. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2000.
- PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro. São Paulo: EDUSP, 2003.
- SOUZA, J. Galante de. O teatro no Brasil. Tomo I. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1960.
- SOUZA, Silvia Cristina Martins de. As noites do ginásio: teatro e tensões culturais na corte. Rio de Janeiro: Unicamp, 2000.