Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Teatro João Caetano conta sua história

Resumo

Em 1808, com a chegada da Família Real, o Rio de Janeiro sofreu inúmeras mudanças, e é dentro deste contexto de mudanças que o Real Theatro de São João irá ganhar força sendo frequentado pela Corte. Os acontecimentos no teatro mostram as características do sistema social e cultural carioca. São manifestações de sociabilidade e cultura do Rio de Janeiro, o primeiro caso podendo ser explicado no momento em que milhares de pessoas se reúnem em um espaço, abrindo margem para discussões públicas; enquanto no segundo temos a presença da cultura europeia para pessoas que até então não tinham conhecimento do que acontecia em outro lugar.

Palavras-chave

Cultura, Teatro, D. João VI

PDF

Biografia do Autor

Arini Fernandes de Souza

Graduada em História pela Universidade Gama Filho.


Referências

  1. AUGUSTO, Maurício. Meu velho Rio. Rio de Janeiro: Prefeitura do Distrito Federal, Secretaria Geral de Educação e Cultura.
  2. BARROS, Orlando de. A cultura no Brasil imperial: panorama e interpretação. In: Cadernos do Departamento de História, n.1. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1997.
  3. BITTENCOURT, José Neves. Iluminando a colônia para a corte. In: Anais do Seminário Internacional D. João VI: um rei aclamado na América. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2000.
  4. CAVALCANTI, Nireu. O Rio de Janeiro setecentista: a vida e a construção da cidade – da invasão francesa até a chegada da corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
  5. CARVALHO, Gabriela; LACOMBE, Cláudia. A aventura do concreto no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SNIC, 2003.
  6. EDMUNDO, Luís. O Rio de Janeiro no tempo dos vice-reis. Brasília: Senado Federal, 2000.
  7. FAZENDA, José Vieira. Antiqualhas e memórias do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1921.
  8. FREIRE, Vanda Lima Bellard. A música no tempo de D. João VI. In: Anais do Seminário Internacional D. João VI: um rei aclamado na América. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2000.
  9. GARCIA, Silvania. Odisseia do teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Senac, 2002.
  10. HESSEL, Lothar; RAEDERS, Georges. O teatro no Brasil da colônia à regência. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1974.
  11. LIMA, Evelyn F. W. Arquitetura do espetáculo. Rio de Janeiro: Editora Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.
  12. MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1996.
  13. MARINHO, Henrique. O teatro brasileiro: alguns apontamentos para a sua história. Paris/Rio de Janeiro: H. Garnier, 1904.
  14. OLIVEIRA, Roberta. Praça Tiradentes: “não te esqueças de mim”. Rio de Janeiro: Relume, 2000.
  15. PEREIRA, Sonia Gomes. A arquitetura na cidade do Rio de Janeiro no tempo de D. João VI. In: Anais do Seminário Internacional D. João VI: um rei aclamado na América. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2000.
  16. PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro. São Paulo: EDUSP, 2003.
  17. SOUZA, J. Galante de. O teatro no Brasil. Tomo I. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1960.
  18. SOUZA, Silvia Cristina Martins de. As noites do ginásio: teatro e tensões culturais na corte. Rio de Janeiro: Unicamp, 2000.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.