O Rio de Janeiro da Primeira República e a imigração portuguesa: panorama histórico
Resumo
O artigo traça um panorama da imigração portuguesa para o Rio de Janeiro entre fins do século XIX e as primeiras décadas do século XX, mostrando as relações entre a modernização da cidade e o afluxo de trabalhadores lusos à cidade, percebendo o bota-abaixo de Pereira Passos e as ações higienistas de Oswaldo Cruz como fatores que influíram decisivamente nas sociabilidades desses sujeitos, ao tornar o centro da cidade um palco da Belle Époque tropical, de inspiração totalmente haussmaniana, expulsando os cortiços e seus ocupantes para áreas então periféricas, como o bairro da Cidade Nova, criado a partir dos aterros sobre os mangues à oeste do Campo de Santana.
Palavras-chave
Imigração Portuguesa, Rio de Janeiro, Primeira República
Biografia do Autor
Carla Mary S. Oliveira
Historiadora, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Históriada Universidade Federal da Paraíba.
Referências
- BARRETO, João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho (João do Rio). A alma encantadora das ruas. Organização e notas de Raúl Antelo. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
- CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999 [1987].
- CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo: Brasiliense, 1986.
- COSTA, Luiz Edmundo. O Rio de Janeiro do meu tempo. 3 vols. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938.
- ___________________. O Rio de Janeiro do meu tempo. 2 vols. 2. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1957.
- DIAS, Vanessa Tavares. O ideário imigrantista e a literatura de ficção: a imagem do imigrante português no Brasil. In: III Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas da UFRJ. Anais. Rio de Janeiro: IFCS-UFRJ, 1996. Disponível em: [http://www.cfch.ufrj.br/jor_pesq/Imigra/dias.html](http://www.cfch.ufrj.br/jor_pesq/Imigra/dias.html). Acesso em: 3 jan. 2000.
- FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Pondé Vassallo. Petrópolis: Vozes, 1977.
- GRAHAM, Sandra Lauderdale. Proteção e obediência: criadas e seus patrões no Rio de Janeiro (1860/1910). Tradução de Viviana Bosi. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
- IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Anuário estatístico do Brasil. Brasília: IBGE, 1995.
- ______. Anuário estatístico do Brasil. Brasília: IBGE, 1996.
- LEITE, Joaquim da Costa. O Brasil e a emigração portuguesa (1855-1914). In: FAUSTO, Boris (org.). Fazer a América: a imigração em massa para a América Latina. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2000, p.177-200.
- LOBO, Eulália Maria Lahmeyer. Imigração portuguesa no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2001.
- MARINS, Paulo César Garcez. Habitação e vizinhança: limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras. In: NOVAIS, Fernando A. (coord.); SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil, v.3: República - da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.131-214.
- MENEZES, Lená Medeiros de. Os indesejáveis: desclassificados da modernidade. Protesto, crime e expulsão na Capital Federal (1890-1930). Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
- ________________________. Jovens portugueses: histórias de trabalho, histórias de sucessos, histórias de fracassos. In: GOMES, Angela de Castro (org.). Histórias de imigrantes e de imigração no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000, p.164-182.
- NOGUEIRA, Ana Maria de Moura. No ritmo da banda: histórias da comunidade lusa da Ponta D’Areia. In: GOMES, Angela de Castro (org.). Histórias de imigrantes e de imigração no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000, p.183-206.
- PEREIRA, Mirian Halpern. Política portuguesa de emigração (1850 a 1930). Lisboa/Porto: A Regra do Jogo, 1981.
- RIBEIRO, Gladys Sabina. Mata galegos: os portugueses e os conflitos de trabalho na República Velha. São Paulo: Brasiliense, 1990 (Col. Tudo é História, vol.129).
- SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.
- SIMÕES, Nuno. O Brasil e a emigração portuguesa: notas para um estudo. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1934.