Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Apresentação

Resumo

Desde seus primórdios, a ciência política tem reconhecido o espaço físico onde o poder se acha localizado como uma variável relevante para o desempenho do governo em geral e da democracia em particular. O lugar onde a ação política acontece é fundamental para o exercício do poder: ele modela o comportamento dos atores, serve de compasso ao sentido de suas ações, é o palco onde elas ocorrem e afeta suas consequências e resultados. A politização da arquitetura e do espaço urbano pode ser identificada em três grandes níveis: o da arquitetura como símbolo da identidade nacional; como expressão de um regime político; e como resultado do desenvolvimento político e processos correlatos.

PDF

Biografia do Autor

Christian Lynch

Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD). Editor da Revista Insight Inteligência.

Pedro Marreca

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Mestre em História Social da Cultura pela PUC-RIO. Gerente de Pesquisa do Centro de Ensino e Pesquisa do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.