Pavilhão da Caça e Pesca Um Marco da Arquitetura Neocolonial na Celebração do Centenário da Independência
Resumo
Este artigo contém a transcrição corrigida e atualizada do Regulamento para o Livro de Este artigo apresenta uma análise documental dos projetos de construção do Pavilhão da Caça e Pesca, que foi erguido para a Exposição Internacional em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil (1922). O pavilhão, com suas características Neocoloniais marcantes, não apenas reflete as influências arquitetônicas do período, mas também simboliza a busca do Brasil por uma identidade nacional em um momento de celebração histórica.
Palavras-chave
Pavilhão da Caça e Pesca, Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, arquitetura neocolonial
Biografia do Autor
Pedro Vianna
Mestrando no Programa de Pós-graduação em História Política - UERJ.
Referências
- KESSEL, Carlos. A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro! Secretarias de Culturas / Departamento Geral de Informação Cultural/ AGCRJ/ Divisão de Pesquisa, 2001.
- LEVY, R. N. V. F. Entre palácios e pavilhões: A arquitetura efêmera da Exposição Nacional de 1908. Dissertação de mestrado apresentada à Escola de Belas Artes/ Centro de Letras e Artes/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1998.
- Livro de Ouro comemorativo do centenário da independência do Brasil e da Exposição Internacional do Rio de Janeiro. Edição Anuário do Brasil. Rio de Janeiro: Almanak Laemmert, 1923.
- MARIANO FILHO, J. Os dez mandamentos do estilo neocolonial – aos jovens arquitetos. In: Architectura no Brasil, n. 21, junho de 1923.
- MARTINS, Ângela. “A Exposição Internacional de 1922 no Rio de Janeiro: um espaço urbano turístico na jovem república brasileira”. In: RIO, Vicente del (org.) Arquitetura: pesquisa & projeto. Rio de Janeiro: FAU UFRJ, 1998 (Coleção PROARQ), pp. 121-146.
- MOTTA, Marly Silva da. A nação faz 100 anos: a questão nacional no centenário da Independência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas / CPDOC, 1992.
- MOTTA, Marly Silva da. (Org.). 1922-2012 90 anos da Exposição do Centenário. Rio de Janeiro, RJ: Casa Doze, 2013.
- RIBEIRO, Fernanda de Azevedo. A Exposição Internacional do Centenário de 1922: processo de modernização e legado para a cidade do Rio de Janeiro. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, 2014.
- SEVERO, Ricardo. A Arte Tradicional no Brasil: a casa e o templo (1914).