A imprensa esportiva carioca (décadas de 1940-1960)
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de realizar um panorama geral sobre a atuação da imprensa esportiva na cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960, tendo como base a análise dos jornais publicados no período. Em especial, destacamos o Jornal dos Sports, tendo em vista que fora criado em 1931 e atravessou o referido período como um diário especializado de relevância na cobertura dos eventos esportivos. Além disso, podemos perceber que o jornal construía discursos em torno de uma visão carioca de noticiar o esporte nacional, tendo como base algumas características específicas como a defesa do clubismo e a prática do denuncismo, dentre as possibilidades de sua função cotidiana. Neste aspecto, as crônicas tornaram-se protagonistas nesta ação interativa e formativa da opinião pública carioca. Todavia, apresentamos a cobertura da imprensa esportiva em outros jornais da cidade do Rio de Janeiro, procurando nos mesmos as suas principais características e identificação dos cronistas. Para tanto, levamos em conta o critério de índices de tiragem, escolhendo, desta forma, aqueles que tinham os maiores números.
Palavras-chave
Imprensa Esportiva, Jornal dos Sports, Crônicas Esportivas
Biografia do Autor
André Alexandre Guimarães Couto
Historiador e Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Atualmente é Chefe do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários do CEFET-RJ.
Referências
- BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. v. 2. São Paulo: Ática, 1990.
- BARBOSA, Marialva. História Cultural da Imprensa: Brasil, 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
- CAPRARO, André Mendes. Identidades Imaginadas: Futebol e Nação na Crônica Esportiva Brasileira do Século XX. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, UFPR, Curitiba, 2007.
- COUTO, André Alexandre Guimarães. A hora e a vez dos esportes: a criação do Jornal dos Sports e a consolidação da imprensa esportiva no Rio de Janeiro (1931-1950). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História Social, UERJ/FFP, São Gonçalo, 2011.
- _______. Cronistas Esportivos em Campo: Letras, Imprensa e Cultura no Jornal dos Sports (1950-1958). Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, UFPR, Curitiba, 2016.
- GAMA, Paulo. Que saudade dos tempos do Mosquito Elétrico. Disponível em: http://raialeve.com.br/conteudo/index.php?cod_cont=59687&&cod_secao=3&&mes=03&&ano=2015. Acesso em: 25/06/2015.
- KLÖCKNER, Luciano. O Repórter Esso: a Síntese Radiofônica Mundial que fez História. Porto Alegre: AGE/EDIPUC, 2008.
- LUCA, Tania Regina de. A grande imprensa na primeira metade do século XX. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008, pp. 149-175.
- OLIVEIRA, Jéssica. Aldyr Schlee recorda criação do uniforme canarinho, desenhado por ele em 1953. 31/05/2014. Disponível em: http://www.portalimprensa.com.br/especialcopa/curiosidades_20140531_01.asp. Acesso em: 25/06/2015.
- RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 50. Tese (Doutorado). Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
- SOARES, Edileuza. A Bola no Ar — O rádio esportivo em São Paulo. São Paulo: Summus, 1994.
- SUSSEKIND, Flora. O Cinematógrafo das Letras — Literatura, Técnica e Modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.