Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Arte e documentação: o arquivo de Rubens Gerchman

Resumo

O artigo pretende discutir a ligação entre a produção documental e o processo artístico no arquivo pessoal de um artista plástico a partir da experiência de organização do arquivo pessoal de Rubens Gerchman, custodiado pelo Instituto Rubens Gerchman. Tendo como pressuposto que os documentos do arquivo pessoal do artista auxiliam na compreensão das suas obras, analisamos um exemplo da interpenetração entre a documentação e o processo de criação artística a partir da reutilização de seus documentos pessoais na obra Dupla Identidade. Entendemos que o arquivo do artista é parte essencial do processo de entendimento de sua obra plástica e essa rica relação deve estar presente nos instrumentos de pesquisa produzidos pela organização do acervo do mesmo, devendo os profissionais encarregados do tratamento técnico estar atentos a essas relações.

Palavras-chave

Arquivologia, Arquivo pessoal, Rubens Gerchman, Artes Plásticas

PDF

Biografia do Autor

Thayane Vicente Vam de Berg

Mestra em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Preservação de Acervos pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), especialista em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), historiadora pela Universidade Gama Filho (UGF) e arquivista pela UNIRIO.

Aline Lopes de Lacerda

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ/UNIRIO) e do Programa de Pós Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/FIOCRUZ).


Referências

  1. ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos. Arquivos Pessoais. Rio de Janeiro, vol. 11, n. 21, 1998.
  2. CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Arquivos Pessoais são Arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, vol. 45, fascículo 2, pp. 28-39, jul./dez. 2009.
  3. GERCHMAN, Clara. Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto. São Paulo: J.J. Carol, 2013.
  4. HEYMANN, Luciana Quillet. O Indivíduo fora do lugar. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, vol. 45, fascículo 2, pp. 40-57, jul./dez. 2009.
  5. MAGALHÃES, Fábio. Rubens Gerchman. São Paulo: Lazuli Editora, 2006.
  6. MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Arquivos de artista, museus e pesquisa: reflexões de um historiador. Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa. São Paulo, 9-10 nov. 2009. Magalhães, Ana Gonçalves (Org.) Anais… São Paulo: MAC USP, 2010.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.