G. R. E. S. Beija-Flor de Nilópolis: novas fontes de patrocínio, novos enredos
Resumo
O trabalho aborda a problemática das novas formas de financiamento dos desfiles das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro. O caso em discussão é o da Beija-Flor de Nilópolis, que se tornou a maior campeã dos carnavais no atual contexto das fontes de patrocínio obtidas em função da negociação das propostas de enredo com governos de estados e municípios brasileiros, governos estrangeiros e grandes empresas privadas. Considerando tais tipos de patrocinadores, serão analisados quatro enredos da referida agremiação que dão conta dos principais aspectos do recente fenômeno na comercialização do carnaval carioca, são eles: O Mundo Místico dos Caruanas nas Águas do Patu-Anu (1998), Araxá, lugar alto onde primeiro se avista o sol (1999), O Brasil dá o ar de sua graça de Ícaro a Rubem Berta — o ímpeto de voar (2002) e Um griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade (2015).
Palavras-chave
Escola de samba, Financiamento do carnaval, Enredos
Biografia do Autor
Luiz Anselmo Bezerra
Historiador e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é aluno bolsista CNPq no curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em História pela mesma instituição.
Referências
- BEZERRA, Luiz Anselmo. “A Beija-Flor dos anos de sacrifício”. In: Textos Escolhidos de Cultura e Artes Populares. Rio de Janeiro. v. 7, n. 2. Nov de 2010, pp. 217-232. DOI: https://doi.org/10.12957/tecap.2010.12039
- _____. “O mecenato do jogo do bicho e a ascensão da Beija-Flor no carnaval carioca”. In: Textos Escolhidos de Cultura e Artes Populares. Rio de Janeiro. v. 6. Out de 2009, pp. 139-149. DOI: https://doi.org/10.12957/tecap.2009.12162
- _____. A família Beija-Flor. (Dissertação de Mestrado em História) Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2010.
- DINIZ, Alan; MEDEIROS, Alexandre e FABATO, Fábio. As três irmãs: como um trio de penetras “arrombou a festa”. Rio de Janeiro: Nova Terra, 2015.
- FABATO, Fábio e SIMAS, Luiz Antonio. Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos. Rio de Janeiro: Mórula, 2015.
- GOMES, Fábio e VILLARES, Stella. O Brasil é um luxo: trinta carnavais de Joãosinho Trinta. São Paulo: CBPC — Centro Brasileiro de Produção Cultural: Axis Produções e Comunicação, 2008.
- MAIA, Rosemere Santos. Franjas do Estado: assistência nas escolas de samba do Rio de Janeiro. (Dissertação de Mestrado em Serviço Social) Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 1993.
- MELLO, Marcelo Pereira de. Olha a Beija-Flor aí gente!: comunicação e cultura na reinvenção do carnaval carioca. (Dissertação de Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação) Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2002.
- MOTTA, Aydano A. Maravilhosa e soberana: histórias da Beija-Flor. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2012.