Um olhar sobre a história do urbanismo da Área Central do Rio de Janeiro: entre a renovação e a conservação
Resumo
Este artigo trata da trajetória urbanística da área central do Rio de Janeiro à luz do processo histórico do ordenamento urbanístico, pautado por uma sucessão de normas urbanísticas e de proteção ao patrimônio cultural, enfocando dois projetos de renovação urbana complementares ao da Avenida Presidente Vargas: os projetos da Avenida Norte-Sul e de Renovação da Cidade Nova. Interessa discutir a magnitude das intervenções propostas nesses projetos, ainda que não tenham sido plenamente concretizadas, e seus impactos morfológicos e sociais em áreas de grande significação cultural, gerando decadência do ambiente construído e produzindo vazios urbanos. No contexto atual de grandes intervenções no âmbito dos Projetos de Cidade Olímpica e Porto Maravilha, é essencial revisitar as transformações urbanas, consolidando a memória do urbanismo da cidade e consubstanciando o reconhecimento de seu patrimônio urbanístico.
Palavras-chave
Normas urbanísticas, Projetos de Renovação Urbana, Conservação urbana
Biografia do Autor
Andréa da Rosa Sampaio
Arquiteta e Urbanista, Doutora em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Associada da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Referências
- ABREU, Maurício de A. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
- ___________________. “Da habitação ao hábitat: a questão da habitação popular no Rio de Janeiro e sua evolução”. In: Revista Rio de Janeiro, n. 10, maio-ago. 2003, pp. 210-234. Disponível em: [http://www.forumrio.uerj.br/documentos/revista_10/10-MauricioAbreu.pdf](http://www.forumrio.uerj.br/documentos/revista_10/10-MauricioAbreu.pdf).
- ADEMI. “O futuro Incerto da Cidade Nova”. In: Revista ADEMI, maio 1977, pp. 6-12.
- BORDE, Andrea L. P.; SAMPAIO, Andrea da R. “Políticas Urbanas e Patrimônio Cultural: paradoxos e diálogos na Área Urbana Central do Rio de Janeiro”. In: MACHADO, Denise P.; VAZ, Lilian F.; REZENDE, Vera F. (Orgs.). Centros urbanos: transformações e permanências. Rio de Janeiro: Casa8/PROURB, 2012, pp. 91-113.
- BORDE, Andréa de Lacerda P. Vazios urbanos: perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006 (Tese de Doutorado em Urbanismo – Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo).
- CASTRIOTA, Leonardo Barci. Patrimônio Cultural: conceitos, Políticas, Instrumentos. São Paulo/Belo Horizonte: Annablume/IEDS, 2009.
- CHOAY, Françoise. Alegoria do Patrimônio. Bauru-SP: UNESP, 2001.
- FONSECA, Maria C. Londres. Patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: IPHAN/UFRJ, 1997.
- HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
- KOSTOF, S. The city shaped: urban patterns and meanings through history. Londres: Thames and Hudson, 1991.
- MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. “A cidade como bem cultural – Áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance na preservação do patrimônio ambiental urbano”. In: MORI, Victor H. et alli (Orgs.). Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: 9ª SR/IPHAN, 2006, pp. 33-76.
- PANERAI, Philippe. Análise Urbana. Brasília: Editora da UnB, 2006.
- REIS, José de Oliveira. O Rio de Janeiro e seus prefeitos: evolução urbana da cidade. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1987.
- REZENDE, Vera F. “Planos e regulação urbanística: a dimensão normativa das intervenções na cidade do Rio de Janeiro”. In: OLIVEIRA, Lúcia L. Cidade: história e desafios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002, pp. 256-281.
- ________________. “Planos, Regulação Urbanística e Intervenções Urbanas no Rio de Janeiro: diferenças entre pensar e produzir a cidade”. In: Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: FAU-Mackenzie, v. 15, n. 1, 2015, pp. 60-81.
- ROSSA, Walter. “Património urbanístico: (re)fazer cidade parcela a parcela”. In: ROSSA, W. Fomos Condenados à Cidade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015, pp. 97-131.
- SAMPAIO, Andréa da R. Normas Urbanísticas e sua Influência no Processo de Configuração Espacial: o caso de São Cristovão, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006 (Tese de Doutorado em Urbanismo – Programa de Pós-Graduação em Urbanismo – PROURB, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo).
- _____________. “Normas Urbanísticas e Projetos Urbanos: transformações na Área Urbana Central Carioca”. In: Anais do II Seminário Internacional Urbicentros. Maceió: UFAL, 2011.
- SAMPAIO, Andréa da R.; DOREA, M. M. “O Patrimônio Urbanístico da Área Central do Rio de Janeiro: um palimpsesto de normas e Projetos Urbanos”. In: Configuração urbana e os desafios da urbanidade: anais da 4ª conferência internacional da rede lusófona de morfologia urbana – PNUM 2015. Brasília: UNB, 2015. Disponível em: [http://pnum.fe.up.pt/pt/index.php/conferencias/](http://pnum.fe.up.pt/pt/index.php/conferencias/).
- SANTOS, Carlos Nelson F. “Preservar não é tombar, renovar não é pôr tudo abaixo”. In: Revista Projeto, n. 86, abr. 1986, pp. 59-63.