Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Acesso à informação no Poder Executivo Federal: Uma análise a partir dos serviços arquivísticos

Resumo

São apresentados dados referentes à participação dos arquivos no processo de implementação da Lei de Acesso à Informação no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Tendo como perspectiva que a gestão de documentos é função essencial na garantia do acesso às informações contidas nos documentos produzidos pelos órgãos governamentais, identifica e analisa os obstáculos e as perspectivas dos serviços arquivísticos do Poder Executivo Federal como atores nas políticas e nos programas decorrentes da implantação da Lei de acesso à Informação. Reconhecendo a informação arquivística como uma das dimensões das informações governamentais, identifica-se no campo teórico a gestão de documentos como função essencial para garantir o acesso à informação pública. Indicam-se melhorias na posição que os serviços arquivísticos ocupam nas estruturas governamentais. Constata-se a participação dos arquivos no processo de implementação da Lei de Acesso à Informação, ainda que de forma incipiente.

Palavras-chave

serviços arquivísticos, gestão de documentos, acesso à informação

PDF

Biografia do Autor

Paola Rodrigues Bittencourt

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e arquivista da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional (NA).


Referências

  1. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Senado, 1988.
  2. BRASIL. Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil]. Brasília, n. 221-A, p. 1, 18 de novembro de 2011, seção 1, Edição Extra.
  3. ______. Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 de jan. de 1991. Seção 1, p. 457.
  4. INDOLFO, Ana Celeste. Dimensões político-arquivísticas da avaliação de documentos na administração pública federal (2004-2012). Tese de Doutorado, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT/UFRJ, 2013.
  5. ______. O inferno das boas intenções: legislação e políticas arquivísticas. In: MATTAR, Eliana (org.). Acesso à informação e política de arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, pp.37-45.
  6. ______. Transparência e Opacidade do Estado no Brasil. Niterói: EDUFF, 1999.
  7. MARTINS, Paula Ligia. “Acesso à informação: um direito fundamental e instrumental”. In: Acesso à Informação e Direitos Humanos. Acervo: Revista do Arquivo Nacional. Rio de Janeiro, v. 24, n. 11, 2011.
  8. SILVA. Sérgio Conde de Albite. A preservação da informação arquivística governamental nas políticas públicas do Brasil. Rio de Janeiro: AAB/Faperj, 2008.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.