Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O crescimento urbano e as enchentes em Blumenau (SC)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as ocorrências de enchentes no rio Itajaí-Açu, mais precisamente no município de Blumenau, observando de que forma o crescimento urbano da cidade colaborou para o aumento da ocorrência de enchentes, e do seu agravamento. Blumenau, localizado no vale do Itajaí (SC), foi fundado em 1850 por colonos alemães e teve sua história marcada pelas frequentes inundações provocadas pelas cheias do rio. Nos primeiros anos, as enchentes afetavam a agricultura de subsistência e as poucas casas recém-construídas às margens do rio. Nas décadas seguintes, no entanto, com o crescimento populacional e o desenvolvimento industrial da cidade as grandes inundações se tornaram mais frequentes e aqueles que eram eventos naturais se transformaram em desastres ambientais de grandes proporções. Com o registro de óbitos e profundos reflexos na economia, as enchentes de Blumenau no século XX ganharam destaque nas páginas dos jornais de âmbito nacional, modificaram a rotina da cidade e se tornaram parte dela.

Palavras-chave

desastres ambientais, enchentes, Blumenau

PDF

Biografia do Autor

Simoni Mendes de Paula

Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CAPES.

Eunice Sueli Nodar

Doutora em História (PUCRS) e professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC e do Grupo de Pesquisa do CNPq – Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Marcos Aurélio Espíndola

Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente realiza estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, bolsista CAPES/PRODOC.


Referências

  1. AUMOND, Juarês José, et al. Condições naturais que tornam o vale do Itajaí sujeito a desastres. In: BEATE, Franke; SEVEGNANI, Lucia.(org) Desastre de 2008 no Vale do Itajaí: água, gente e política. Blumenau: Agência de Água do Vale do Itajaí, 2009.
  2. Blumenauer Zeitung, 14 de outubro de 1911. Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
  3. Carta de dr. Blumenau dirigida ao Imperador D. Pedro II, em 30/04/1856. In: Revista do Instituto Histórico de Petrópolis, Rio de Janeiro, vol. I, ano 1950.
  4. Correspondência Família Muller. Cartas de Fritz Muller e Charles Darwin, dia 21 de junho de 1881. Carta número 690.
  5. FRANK, Beate; SOUTO MAIOR FILHO, Joel. Uma Abordagem para o gerenciamento ambiental da bacia hidrografica do Rio Itajai com ênfase no problema das enchentes. 1995. 326f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Disponível em: http://www.eps.ufsc.br/teses/beate/capit_2/cp2_bea.htm
  6. (acesso em 02 de janeiro de 2012).
  7. HERING, Maria Luiza Renaux. Colonizaçao e indústria no Vale do Itajaí: o modelo o modelo catarinense de desenvolvimento. Blumenau: editora da FURB, 1987.
  8. Jornal O Dia, 11 de outubro de 1911. A inundação de 1880 – Extraído da falla do Presidente dr. João Rodrigues Chaves. Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.
  9. Jornal O Dia, 12 de outubro de 1911. Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.
  10. Jornal O Dia, 14 de outubro de 1911. Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.
  11. MASCARENHAS, Abel Diniz. Departamento Nacional da Produção Mineral. Divisão de Aguas. Frequência das Inundações no Itajaí-assú, 1939, Escala 1: 20.000.
  12. MATTEDI, Marcos Antônio, et. al. O desastre se tornou rotina... In: BEATE, Franke; SEVEGNANI, Lucia. (org) Desastre de 2008 no Vale do Itajaí: água, gente e política. Blumenau: Agência de Água do Vale do Itajaí, 2009.
  13. MATTEDI, Marcos Antônio. A formação de políticas públicas em Blumenau: o caso do problema das enchentes. In: Ivo Marcos Theis, Fabricio Ricardo de Limas Tomio. (Org.). Novos olhares sobre Blumenau: contribuições críticas sobre seu desenvolvimento recente. Blumenau: Edifurb, 2000, v.1, p. 199.
  14. ODEBRECHT, Adolf. O problema das enchentes – estudos preliminares sobre o desvio da ameaça das enchentes no município de Blumenau. Blumenau, 1930.
  15. SCHIOCHET, Valmor. A ação governamental frente aos desastres. In: BEATE, Franke; SEVEGNANI, Lucia. (org) Desastre de 2008 no Vale do Itajaí: água, gente e política. Blumenau. Agência de Água do Vale do Itajaí, 2009.
  16. SIEBERT, Claudia Siebert. A evolução urbana de Blumenau: a cidade se forma (1850 – 1938). In: THEIS, Ivo Marcos, et.al. Nosso passado (In)comum: contribuições para o debate sobre a história e a historiografia em Blumenau. Blumenau: Ed. Da FURB: Ed. Cultura em Movimento, 2000.
  17. SIEBERT, Claúdia. (Des) controle urbano no Vale do Itajaí. In: BEATE, Franke; SEVEGNANI, Lucia.(org) Desastre de 2008 no Vale do Itajaí: água, gente e política, Blumenau. Agência de Água do Vale do Itajaí, 2009.
  18. SILVA, José Bento Rosa. Enchentes de 1880 e 1911 – Inundações e temporais em Itajaí: passado/presente. In: Blumenau em Cadernos, tomo 50, nº 5, set/out de 2009
  19. SILVA, José Ferreira da. As enchentes no Vale do Itajaí. Blumenau: Fundação Casa Dr. Blumenau, 1975.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.