O crescimento urbano e as enchentes em Blumenau (SC)
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as ocorrências de enchentes no rio Itajaí-Açu, mais precisamente no município de Blumenau, observando de que forma o crescimento urbano da cidade colaborou para o aumento da ocorrência de enchentes, e do seu agravamento. Blumenau, localizado no vale do Itajaí (SC), foi fundado em 1850 por colonos alemães e teve sua história marcada pelas frequentes inundações provocadas pelas cheias do rio. Nos primeiros anos, as enchentes afetavam a agricultura de subsistência e as poucas casas recém-construídas às margens do rio. Nas décadas seguintes, no entanto, com o crescimento populacional e o desenvolvimento industrial da cidade as grandes inundações se tornaram mais frequentes e aqueles que eram eventos naturais se transformaram em desastres ambientais de grandes proporções. Com o registro de óbitos e profundos reflexos na economia, as enchentes de Blumenau no século XX ganharam destaque nas páginas dos jornais de âmbito nacional, modificaram a rotina da cidade e se tornaram parte dela.
Palavras-chave
desastres ambientais, enchentes, Blumenau
Biografia do Autor
Simoni Mendes de Paula
Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CAPES.
Eunice Sueli Nodar
Doutora em História (PUCRS) e professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC e do Grupo de Pesquisa do CNPq – Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Marcos Aurélio Espíndola
Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente realiza estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, bolsista CAPES/PRODOC.
Referências
- AUMOND, Juarês José, et al. Condições naturais que tornam o vale do Itajaí sujeito a desastres. In: BEATE, Franke; SEVEGNANI, Lucia.(org) Desastre de 2008 no Vale do Itajaí: água, gente e política. Blumenau: Agência de Água do Vale do Itajaí, 2009.
- Blumenauer Zeitung, 14 de outubro de 1911. Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
- Carta de dr. Blumenau dirigida ao Imperador D. Pedro II, em 30/04/1856. In: Revista do Instituto Histórico de Petrópolis, Rio de Janeiro, vol. I, ano 1950.
- Correspondência Família Muller. Cartas de Fritz Muller e Charles Darwin, dia 21 de junho de 1881. Carta número 690.
- FRANK, Beate; SOUTO MAIOR FILHO, Joel. Uma Abordagem para o gerenciamento ambiental da bacia hidrografica do Rio Itajai com ênfase no problema das enchentes. 1995. 326f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Disponível em: http://www.eps.ufsc.br/teses/beate/capit_2/cp2_bea.htm
- (acesso em 02 de janeiro de 2012).
- HERING, Maria Luiza Renaux. Colonizaçao e indústria no Vale do Itajaí: o modelo o modelo catarinense de desenvolvimento. Blumenau: editora da FURB, 1987.
- Jornal O Dia, 11 de outubro de 1911. A inundação de 1880 – Extraído da falla do Presidente dr. João Rodrigues Chaves. Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.
- Jornal O Dia, 12 de outubro de 1911. Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.
- Jornal O Dia, 14 de outubro de 1911. Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.
- MASCARENHAS, Abel Diniz. Departamento Nacional da Produção Mineral. Divisão de Aguas. Frequência das Inundações no Itajaí-assú, 1939, Escala 1: 20.000.
- MATTEDI, Marcos Antônio, et. al. O desastre se tornou rotina... In: BEATE, Franke; SEVEGNANI, Lucia. (org) Desastre de 2008 no Vale do Itajaí: água, gente e política. Blumenau: Agência de Água do Vale do Itajaí, 2009.
- MATTEDI, Marcos Antônio. A formação de políticas públicas em Blumenau: o caso do problema das enchentes. In: Ivo Marcos Theis, Fabricio Ricardo de Limas Tomio. (Org.). Novos olhares sobre Blumenau: contribuições críticas sobre seu desenvolvimento recente. Blumenau: Edifurb, 2000, v.1, p. 199.
- ODEBRECHT, Adolf. O problema das enchentes – estudos preliminares sobre o desvio da ameaça das enchentes no município de Blumenau. Blumenau, 1930.
- SCHIOCHET, Valmor. A ação governamental frente aos desastres. In: BEATE, Franke; SEVEGNANI, Lucia. (org) Desastre de 2008 no Vale do Itajaí: água, gente e política. Blumenau. Agência de Água do Vale do Itajaí, 2009.
- SIEBERT, Claudia Siebert. A evolução urbana de Blumenau: a cidade se forma (1850 – 1938). In: THEIS, Ivo Marcos, et.al. Nosso passado (In)comum: contribuições para o debate sobre a história e a historiografia em Blumenau. Blumenau: Ed. Da FURB: Ed. Cultura em Movimento, 2000.
- SIEBERT, Claúdia. (Des) controle urbano no Vale do Itajaí. In: BEATE, Franke; SEVEGNANI, Lucia.(org) Desastre de 2008 no Vale do Itajaí: água, gente e política, Blumenau. Agência de Água do Vale do Itajaí, 2009.
- SILVA, José Bento Rosa. Enchentes de 1880 e 1911 – Inundações e temporais em Itajaí: passado/presente. In: Blumenau em Cadernos, tomo 50, nº 5, set/out de 2009
- SILVA, José Ferreira da. As enchentes no Vale do Itajaí. Blumenau: Fundação Casa Dr. Blumenau, 1975.