União como acesso à cidade: a UTF entre a história e a memória do movimento associativo de favelas do Rio de Janeiro
Resumo
O objetivo do presente artigo é analisar a atuação e as propostas da União dos Trabalhadores Favelados (UTF), um dos primeiros órgãos surgidos com o objetivo de unificar sob sua égide diferentes associações de favelas. A UTF, surgida em 1954 e extinta com o golpe de 1964, possuía um projeto político de garantir acesso a direitos e bens de infraestrutura urbana para os moradores desses espaços. No final dos anos 1970, sua memória foi usada para legitimação de uma nova postura do movimento associativo de favelas, a partir dos projetos de construção de uma plataforma de direitos e serviços da União, fato também debatido neste trabalho.
Palavras-chave
União dos Trabalhadores Favelados, Magarinos Torres, associativismo
Biografia do Autor
Rafael Soares Gonçalves
Jurista e doutor em História pela Universidade de Paris 7, professor do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.
Mauro Amoroso
Mestre em História pela UFF e doutor em História pelo CPDOC/FGV, professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e da Universidade Cândido Mendes.
Referências
- VIII REGIÃO ADMINISTRATIVA. Resumo histórico e informações sobre a Tijuca. Rio de Janeiro: VIII Região Administrativa/Governo do Estado da Guanabara, 1971.
- ABREU, Maurício. Da habitação ao habitat: uma interpretação geográfica da questão da habitação popular no Rio de Janeiro (1850-1930). Rio de Janeiro: FCRB/IBAM/IUPERJ, 1984.
- _____________. Reconstruindo uma história esquecida: origem e expansão inicial das favelas do Rio. Espaço & Debates. São Paulo, v. 14, n. 37, 1994.
- _____________. A evolução urbana do Rio de Janeiro. 4ª edição. Rio de Janeiro: IPP, 2006.
- AMOROSO, Mauro. Nunca é tarde para ser feliz? A imagem das favelas pelas lentes do Correio da Manhã. Curitiba: Ed. CRV, 2011. DOI: https://doi.org/10.24824/978858042152.1
- _____________. Caminhos do lembrar: a construção e os usos políticos da memória no morro do Borel. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: PPHPBC-CPDOC/FGV, 2012.
- ARQUITRAÇO. Diagnóstico da primeira etapa do projeto urbanístico Favela Bairro no Morro do Borel. Rio de Janeiro: Arquitraço, 1996.
- BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
- BRUM, Mario. O povo acredita na gente: rupturas e continuidades no movimento comunitário das favelas cariocas nas décadas de 1980 e 1990. Dissertação de mestrado. Niterói: PPGH-UFF, 2006.
- _____________. De favelados a favelados: dos programas de remoção de favelas à favelização do Conjunto Habitacional de Cidade Alta (1969-2006). Tese de doutorado. Rio de Janeiro: PPGH-UFF, 2011.
- BURGOS, Marcelo. Dos parques proletários ao favela-bairro: as políticas públicas nas favelas do Rio de Janeiro. In: ZALUAR, Alba & ALVITO, Marcos (orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.
- CAMURÇA, Marcelo Ayres & REIS FILHO, Daniel Aarão. O Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Da luta armada contra a ditadura à luta eleitoral no PMDB. In: FERREIRA, Jorge & REIS FILHO, Daniel Aarão (orgs.). Revolução e democracia (1964-...). Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2007.
- CARDOSO, Elizabeth; VAZ, Lílian F.; ALBERNAZ, Maria Paula; AIZEN, Mário; PECHMAN, Roberto Moses. História dos bairros, memória urbana: Tijuca. Rio de Janeiro: João Fortes Engenharia/Index Editora, 1984.
- CIAMBARELLA, Alessandra. Do cristianismo ao maoísmo: a história da Ação Popular. In: FERREIRA, Jorge & REIS FILHO, Daniel Aarão (orgs.). Revolução e democracia (1964-...). Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2007.
- COSTA, Marcus de Lontra. Favelas, Rio: a terceira cidade do Brasil. Módulo. Rio de Janeiro: n. 57, fev. 1980.
- COUTINHO, Nadyr. Um ensaio de aplicação das técnicas de organização social de comunidade num projeto piloto de conjunto residencial para ex-favelados. Rio de Janeiro: SESC, 1959.
- DINIZ, Eli. Voto e Máquina Política: patronagem e clientelismo no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
- FISCHER, Brodwyn. A poverty of rights: citizenship and inequality in twentieth century Rio de Janeiro. California: Stanford, 2008. DOI: https://doi.org/10.1515/9781503625631
- GOMES, Manoel. As lutas do povo do Borel. Rio de Janeiro: Edições Muro, 1980.
- GONÇALVES, Rafael Soares. Les favelas de Rio de Janeiro: histoire et droit – XIX et XX siècles. Paris: L’Harmattan, 2010.
- HARTOG, François. Tempo e História: como escrever a História da França hoje?. História Social, n. 3. Campinas/São Paulo: IFCH/Unicamp, 1996.
- _____________. Tempos do mundo, história, escrita da história. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado (org.). Estudos sobre a escrita da História. Rio de Janeiro: Bertrand, 2006.
- LEEDS, Anthony & LEEDS, Elizabeth. A sociologia do Brasil urbano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1978.
- LIMA, Nísia V. Trindade. O movimento de favelados do Rio de Janeiro. Políticas do Estado e lutas sociais (1954-1973). Dissertação de mestrado em Ciências Políticas. IUPERJ/Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 1989.
- _____________. Saudades da Guanabara: o campo político da cidade do Rio de Janeiro (1960-1975). Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2000.
- _____________. Mania de estado: o chaguismo e a estadualização da Guanabara. História Oral. São Paulo: v. 3, 2000.
- PANDOLFI, Dulce. Camaradas e companheiros: memória e história do PCB. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/Fundação Roberto Marinho, 1995.
- PERLMAN, Janice. O mito da marginalidade: favelas e política no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
- Sociedade de Analises Gráficas e Mecanográficas Aplicadas aos Complexos Sociais (SAGMACS). Aspectos humanos da Favela Carioca. O Estado de São Paulo. 8 e 15 abril 1960. São Paulo, v. II.
- VALLADARES, Lícia. Passa-se uma casa: análise do programa de remoção de favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1978.