As políticas públicas de transformação urbana na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX
Resumo
Considerando a discussão e a disputa em torno da proposta de desmonte do morro do Castelo na cidade do Rio de Janeiro durante as três primeiras décadas do século XX, e a tentativa por parte das elites em deslocar as camadas populares de determinados espaços urbanos em busca de um ideal próprio de modernidade, este artigo analisa as visões elaboradas sobre o morro e seus moradores e o cotidiano de sua população durante o processo de seu arrasamento, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1904 e 1922, discutindo acerca das relações e disputas sociais que se refletem nas questões urbanas. Assim, pretende-se expor e analisar neste artigo a ação do Estado e as estratégias dos castelenses em torno do desmonte do morro e das disputas pelos espaços urbanos na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX.
Palavras-chave
morro do Castelo, Rio de Janeiro, política urbana
Biografia do Autor
Cláudia Míriam Quelhas Paixão
Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense, bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora de História da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Referências
- Ocorrências policiais da 5ª Delegacia 1916 a 1922 (Casa de Rui Barbosa, microfilme).
- Revista Careta (Biblioteca Nacional).
- Depoimento de Florinda Alói e Francisco Alói (MIS / Projeto Arquivo Vivo / 674.1/2).
- BARRETO, Lima. “Megalomania”. Revista Careta, 28 de agosto de 1920.
- BRASIL, Directoria Geral de Estatística. Rio de Janeiro, 1922. “Resumo histórico dos inquéritos censitários realizados no Brasil.” Introdução ao Recenseamento do Brasil realizado em 1º de setembro de 1920. IHGB, Coleção Carlos Sampaio, Lata 642, p.25.
- ABREU, Maurício de Almeida. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar / Iplan Rio, 1987.
- ABREU, Mauricio de Almeida. “Da habitação ao habitat: a questão da habitação popular no Rio de Janeiro e sua evolução”. Revista do Rio de Janeiro. Niterói, v. 1, n. 2, pp. 47-58, jan./abr. 1986.
- BACKHEUSER, Everardo. “Onde moram os pobres”. Revista Renascença. Revista Mensal de Letras, Sciencias e Artes. Ano 2, n. 13, março de 1905.
- BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussman tropical. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes/ Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1992.
- BORGES, Maria Eliza Linhares. O ideal de metrópole moderna: entre o visto e o não-visto. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 23., 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História – História: guerra e paz. Londrina: ANPUH, 2005. CD-ROM.
- BRETAS, Marcos. Ordem na cidade: o exercício cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro, 1907-1930. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
- BRENNA, Giovanna Rosso Del (org.). O Rio de Janeiro de Pereira Passos: uma cidade em questão. Rio de Janeiro: Index, 1985.
- CARVALHO, Lia Aquino. Contribuição ao estudo das habitações populares. 2.ed. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1995 (Biblioteca carioca, v.1).
- CAVALCANTE, Berenice. “Beleza, limpeza ordem e progresso: a questão da higiene na cidade do Rio de Janeiro”. In: Revista Rio de Janeiro I. Niterói: Dezembro de 1985.
- CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
- COARACY, Vivaldo. Memórias da cidade do Rio de Janeiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
- FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia (org.). O Brasil Republicano - o tempo do liberalismo excludente: da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
- GINZBURG, Carlo. “O nome e o como”. In: GINZBURG, Carlo. A Micro História e outros ensaios. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 1989.
- GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. “Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional”. Estudos Históricos, v. 1, n. 1, pp. 5-27, 1998.
- HAHNER, June E. Pobreza e política: os pobres urbanos no Brasil – 1870-1970. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993.
- KESSEL, Carlos. A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro / Secretarias de Culturas / Departamento Geral de Informação Cultural/ AGCRJ/ Divisão de Pesquisa, 2001.
- MACEDO, Joaquim Manuel de. Um passeio pela cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1991.
- FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (coords.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV Editora, 6ª ed., 2005.
- MOTTA, Marly Silva da. A nação faz 100 anos: a questão nacional no centenário da Independência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas / CPDOC, 1992.
- MATOS, Maria Izilda Santos de. Cidade e Cotidiano. História Cidade e Trabalho. São Paulo: EdUsc, 2002.
- NONATO, José Antônio; SANTOS, Núbia M. Era uma vez o morro do Castelo. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000.
- PECHMAN, Sérgio; FRITSCH, Lílian. “A reforma urbana e seu avesso: algumas considerações a propósito da modernização do Distrito Federal na virada do século”. Revista Brasileira de História, n. 8/9. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1985. pp. 139-196.
- POLLAK, Michael. “Memória e identidade social”. Estudos Históricos, n. 10, 1992, pp. 199-215.
- RESENDE, Beatriz. “Introdução”. In: BARRETO, Lima. O subterrâneo do morro do Castelo. Rio de Janeiro: Dantes, 1997, pp. 9-16.
- REVEL, Jacques. “Microanálise e construção do social”. In: REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.
- RIBEIRO, Gladys. A liberdade em construção. Identidade nacional e conflitos antilusitanos no Primeiro Reinado. Rio de Janeiro: Relumé-Dumará / Faperj, 2002.
- ROCHA, Oswaldo Porto. A Era das Demolições: Cidade do Rio de Janeiro: 1870-1920. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura: Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, 1986.
- SANTOS, Noronha. As freguesias do Rio Antigo. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1965.
- SOUZA, Rodolfo Maia. A cidade dos imortais: o Rio de Janeiro e o arrasamento do morro do Castelo. Niterói: UFF, 1997. (Dissertação de Mestrado em História).
- VAZ, Lílian Fessler. Modernidade e moradia: habitação coletiva no Rio de Janeiro, séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2002.
- VELLOSO, Mônica Pimenta. A cultura das ruas do Rio de Janeiro (1900-1930): mediações, linguagens e espaço. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2004. (Coleção FCRB, Série Estudos; 1).