Quatro variações em torno do tema acervos fotográficos
Resumo
O artigo discute a realidade documental que se expressa sob o termo acervos fotográficos e procura desenhar um quadro de questões sobre o trabalho desenvolvido com esses acervos. O foco incide sobre quatro variações de problemas na gestão de acervos fotográficos: as várias modalidades de formação documental subjacentes ao termo acervo fotográfico; a necessidade imperiosa de se buscar dados contextuais de produção documental e de formação desses conjuntos documentais; os desafios aos quais essa busca está submetida e a sugestão de instrumentos que auxiliem os esforços por uma contextualização dos acervos sob tratamento.
Palavras-chave
fotografia, acervos fotográficos, Arquivologia
Biografia do Autor
Aline Lopes de Lacerda
Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Referências
- BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
- CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Fotografias como objeto de coleção e de conhecimento: por uma relação solidária entre pesquisa e sistema documental. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro: MHN, 2000, v. 32, p. 15-34.
- BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 115-116.
- LOPEZ, André Porto Ancona. El contexto archivístico como directriz para la gestión documental de materiales fotográficos de archivo. Universum, Talca, v. 23, n. 2, 2008. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-23762008000200002
- _____. As razões e os sentidos. Finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos. Tese (Doutorado em História Social), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.