Uma outra cultura de edificar: a produção da nova arquitetura no Rio de Janeiro das reformas urbanas de Pereira Passos (1902-1906)
Resumo
O artigo tem por objetivo investigar a relação entre a arquitetura produzida durante a administração de Pereira Passos e as preexistências, na área central do Rio de Janeiro. Os discursos que justificaram as reformas urbanas do período Passos construíram esta relação nos termos da antinomia entre um “velho” e um “novo”, produzindo a ideia de que uma vetusta cidade colonial, com vielas estreitas e casarões insalubres e sem arte, seria integralmente substituída por uma cidade radiosa, dotada de largas avenidas para a circulação do ar e do tráfego, ladeadas por edificações higiênicas com uma linguagem arquitetônica renovada. No entanto, esta potente imagem da reforma total da cidade revela-se esquemática, no sentido de que não abarca a complexidade das relações entre a nova arquitetura produzida e a preexistente – relações visíveis no parcelamento do solo, nas técnicas construtivas empregadas, na escala arquitetônica dos novos imóveis, nas funções, e ainda, nas inúmeras reformas de edifícios existentes, alguns dos quais provenientes do mesmo período colonial depreciado nos discursos que justificavam as obras.
Palavras-chave
análise de discurso, modernização, narrativa do passado
Biografia do Autor
Paula Silveira De Paoli
Arquiteta pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia Mestre e Doutora em Urbanismo pelo PROURB / FAU / UFRJ Técnica do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Referências
- CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
- DE PAOLI, Paula Silveira. Entre relíquias e casas velhas: a arquitetura das reformas urbanas de Pereira Passos no centro do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rio Book’s / FAPERJ, 2013.
- DE PAOLI, Paula Silveira. Entre relíquias e casas velhas: a arquitetura das reformas urbanas do prefeito Pereira Passos no centro do Rio de Janeiro (1902-1906). Tese (Doutorado em Urbanismo) – Programa de Pós-graduação em Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
- FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s/d.
- PREFEITURA DO DISTRITO FEDERAL. Mensagem do Prefeito do Distrito Federal lida na sessão do Conselho Municipal de 1º de setembro de 1903. Rio de Janeiro: Typographia da Gazeta de Notícias, 1903.
- PREFEITURA DO DISTRITO FEDERAL. Melhoramentos da cidade projetados pelo Prefeito do Distrito Federal Dr. Francisco Pereira Passos. Rio de Janeiro: Gazeta de Notícias, 1903.
- REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.
- SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. 2ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.