Praça Oito de Maio: uma apreciação geográfica
Resumo
Este artigo tem em vista uma apreciação geográfica da Praça Oito de Maio, situada no bairro de Rocha Miranda, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O recorte espacial sob o marco temporal compreende o período de 1930 a 2012. Através da relação de significações e topofilia, de alguns moradores e frequentadores do lugar, para com o objeto geográfico escolhido para esta investigação, ressalta-se a importância deste para a organização espacial do bairro em questão. Para alcançar a profundidade da expressão geográfica do objeto de pesquisa, serão realizadas entrevistas e mesmo conversas informais com seus residentes e frequentadores, explorando sua geografia. De igual modo, no processo de elaboração deste artigo consta coleta de dados e material bibliográfico com respeito a informações sobre a praça obtidos nos órgãos de pesquisa competentes, além do enriquecimento de obras de autores, ambos relacionados ao final deste artigo Desta feita, ao analisar a importância da Praça Oito de Maio, obtém-se o esclarecimento da contribuição desse símbolo geográfico para a formação socioespacial e cultural da população de Rocha Miranda.
Palavras-chave
fixo geográfico, topofilia, simbolismo
Biografia do Autor
Lucia Rodrigues de Almeida Dias
Geógrafa e Professora de Geografia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Mestranda em Geografia – UERJ.
Referências
- BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 12. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
- BOSSÉ, Mathias Le. As questões de identidade em geografia cultural. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004.
- BRASIL, Gerson. História das ruas do Rio: e da sua liderança na história política do Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Edições Lacerda, 2000.
- CABRAL, Carla. Prefeitura do Rio de Janeiro – Patrimônio Cultural: Ficha Cadastro de Bens Imóveis com Valor Individual - Secretaria Extraordinária de Promoção, Defesa, Desenvolvimento e Revitalização do Patrimônio e da Memória Histórico-Cultural da Cidade do Rio de Janeiro. Coordenadoria de Proteção e Conservação - Gerência de Cadastro e Pesquisa. Rio de Janeiro, Folha nº 1, p. 1-19, 05 jul. 1995 e 10 set. 2007.
- CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
- COSTA, Otávio. Memória e paisagem: em busca do simbólico dos lugares. In: Espaço e Cultura – Edição Comemorativa. Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, dez. 1996.
- GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
- MELLO, João B. F. A restauração dos lugares do passado. Geo UERJ, Revista do Departamento de Geografia, n. 12, Rio de Janeiro: UERJ, 2º semestre de 2002.
- MELLO, J. B. F. Símbolos dos lugares, dos espaços e dos “deslugares”. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Espaço e Cultura – Edição Comemorativa. Rio de Janeiro: UERJ, NEPEC, dez. 2008, p. 167-174.
- ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. Tradução: Maria Adozinda Oliveira Soares. 1. ed. em português. Lisboa: Artes e Letras/Arcádia, 1979.
- Projeto Rio Cidade – Rocha Miranda: Sinalização viária. Projeto Básico, agosto 1998.
- Projeto Rio Cidade 2 – Rocha Miranda: Projeto de execução, agosto 1998 – especificações e procedimentos construtivos.
- Projeto Rio Cidade 2 – Rocha Miranda – Projeto de execução, agosto 1998 – legislação.
- ROSENDAHL, Zeny. Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo da religião. In: CORRÊA, R. L. (org.). Geografia: temas sobre cultura e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005.
- SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.
- SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
- SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
- TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, 1980.
- TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
- PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Obras e serviços – urbanização. Rio Cidade Rocha Miranda. Disponível em: [http://obras.rio.rj.gov.br/index.cfm?sqncl_publicacao=424.htm](http://obras.rio.rj.gov.br/index.cfm?sqncl_publicacao=424.htm). Acesso em: 4 ago. 2010.