Notas etnográficas sobre o jogo de vôlei na praia de Copacabana
Resumo
Este artigo faz parte da minha dissertação que tem como tema a relação do idoso com o bairro de Copacabana, localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo aqui é compreender melhor como se dá a relação dos idosos com o bairro, as redes de sociabilidade e o significado do envelhecimento, através da etnografia sobre um jogo de vôlei que é realizado todos os fins de semana nas areias da praia do bairro. Neste artigo é discutida a importância do vôlei para a formação de amizades no bairro, a praia como um espaço público de Copacabana importante para o estabelecimento dessas redes de sociabilidade e ainda como o envelhecimento afeta não apenas o jogo de vôlei, mas também a relação que os jogadores estabelecem entre si e com a prática do esporte.
Palavras-chave
sociabilidade, envelhecimento, Copacabana
Biografia do Autor
Mayara Gonzalez de Sá Lobato
Cientista Social formada pela Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV); mestre em Sociologia e Antropologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/IFCS/UFRJ).
Referências
- ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1991.
- GASTALDO, Édison Luis; BRAGA, Adriana Andrade. Corporeidade, esporte e identidade masculina. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 897-911, set./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000300012
- GOLDENBERG, Mirian. Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade. Rio de Janeiro: Record, 2008.
- HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.
- MATOS, Marcelo da Cunha. Praias cariocas: de locais de saúde a complexos de entretenimento – uma análise comparada entre a transição dos séculos XIX e XX e a transição dos séculos XX e XXI. In: XII Encontro Regional de História, Rio de Janeiro, 2006.
- PEIXOTO, Clarisse. A sociabilidade dos idosos cariocas e parisienses: em busca de estratégias para preencher o vazio da inatividade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 27, p. 138-149, 1995.
- VIANNA, Hermano. O mundo do funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.